The SlideGeeks Blog
The SlideGeeks blog

All About PowerPoint, Presentations & Life

Tutorial PowerPoint - Crie Formas Personalizadas e Personalizadas para Fazer Apresentações Incríveis

September 15, 2022 at 8:18 am 0 Comments

O PowerPoint tem uma série de formas para oferecer em seu menu de formas. Mas para quebrar a monotonia, precisamos de algumas formas feitas sob medida que sejam flexíveis o suficiente para atender às nossas necessidades. Embora não queiramos sobrecarregar nossa apresentação com formas e recursos visuais desnecessários, às vezes criar formas personalizadas pode criar uma enorme diferença não apenas para o apresentador, mas também para o público.

Essas formas atuam como blocos de construção de slides que manterão o público colado à apresentação. Eles também podem ser utilizados de várias maneiras, como melhorar a aparência geral da apresentação, enfatizar pontos importantes, etc.

Embora você não precise ser um designer profissional para criar essas formas personalizadas, existem alguns recursos poderosos de design personalizado que podem realmente ajudar a elevar sua apresentação de branda a escaldante.

Então, vamos começar a projetar formas personalizadas e personalizadas para fazer nossas apresentações chiarem!

O que você aprenderá a criar neste tutorial :

3 formas personalizadas

Este tutorial o guiará pelas etapas de três formas personalizadas que você pode criar no PowerPoint. Depois de entender como criar formas personalizadas básicas, você pode modificá-las conforme sua demanda de negócios.

Etapas para criar a forma personalizada nº 1:

Passo 1- Insira uma forma oval

Adicione uma forma oval ao seu slide clicando em Inserir > Formas . Um menu de Formas aparece no qual selecione Formas Básicas> Oval . Ajuste o tamanho deste oval clicando no comando CNTRL+SHIFT e torne-o bastante grande para que você possa trabalhar facilmente nele.

Inserir um oval

Passo 2-Insira a seta para baixo e redimensione-a-

Adicione uma seta para baixo ao seu slide. Para fazer isso, vá para a guia Inserir e clique em Formas . No menu de formas, selecione Block Arrows e escolha Arrow: Down . Depois de adicionar uma seta para baixo, clique nela e arraste seus lados para redimensioná-la. Faça a seta bem grande para que fique simétrica à forma oval que inserimos anteriormente.

Insira a seta para baixo e redimensione-a

Passo 3- Posicione e Mescle as Formas

Coloque a seta como mostrado na captura de tela abaixo e mescle as duas formas. Para fazer isso, selecione ambas as formas clicando em Shift . Depois que ambas as formas forem selecionadas, clique na guia Formato na faixa de opções. A guia Formatar tem uma opção Mesclar Formas , clique nela e selecione União para unificar ambas as formas (consulte a captura de tela abaixo).

Posicionar e mesclar as formas

Passo 4- Remova o contorno e preencha a cor na forma

Depois de mesclar ambas as formas, agrupe-as clicando no comando CNTRL+G e remova seu contorno. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na forma e selecione Contorno> Sem Contorno. Na mesma caixa de diálogo, há uma opção de Preenchimento , clique nela e selecione a cor desejada. Aqui escolhemos a cor roxa para nossa forma.

Este é o layout básico da forma.

Remova o contorno e a cor de preenchimento na forma

Passo 5- Adicione uma camada ao seu slide com um retângulo.

 Para tornar a forma mais atraente e dar-lhe um toque profissional, adicione uma camada transparente ao seu slide. Isso lhe dará um efeito 2D que melhorará muito mais sua forma.

Para adicionar uma camada transparente, insira um retângulo no slide. Vá em Inserir > Formas e selecione um Retângulo . Redimensione este retângulo para que ele se ajuste completamente à forma anterior. Em seguida, coloque esta forma retangular como mostrado na captura de tela e alinhe-a ao centro criando duas divisões iguais.

Inserir um retângulo

Passo 6- Aumente a Transparência do Retângulo

Este retângulo atua como uma camada para sua forma. Para torná-lo transparente, clique com o botão direito do mouse no retângulo e clique em Formatar forma > Preenchimento > Preenchimento sólido e selecione Cor branca . Em seguida, aumente a transparência dessa forma deslizando o controle deslizante para o lado direito. Assim que a camada ficar transparente, clique em Linha > Sem linha.

Aumente a transparência do retângulo

Sua forma personalizada nº 1 está pronta para agitar sua apresentação.

Forma Personalizada #1

4 Objetivos de Gerenciamento de Leads

Etapas para criar a forma personalizada nº 2:

Passo 1- Insira a seta: Chevron e redimensione-a

Adicione uma seta chevron ao seu slide. Para isso vá na guia Inserir e no menu Formas selecione Seta: Chevron. Redimensione-o arrastando seus lados e torne-o bastante grande para que você possa trabalhar facilmente nele.

Insira a seta Chevron e redimensione-a

Passo 2- Insira um retângulo

Para fazer sua forma personalizada, adicione um retângulo ao seu slide. Vá para Inserir > Formas e selecione Retângulo . Depois que um retângulo for adicionado ao seu slide, redimensione-o e coloque-o sobre a parte superior da seta: chevron, conforme demonstrado na captura de tela abaixo.

Inserir um retângulo

Passo 3- Duplique e posicione o retângulo

Crie uma cópia deste retângulo clicando em CNTRL+D ou simplesmente arraste o mouse para baixo sobre o retângulo para duplicá-lo. Agora coloque este retângulo sobre o lado oposto da seta chevron, perfeitamente simétrico ao anterior.

É assim que sua figura básica ficará.

Duplique e posicione o retângulo

Passo 4- Traga a Flecha: Chevron para a Frente

Como você pode ver, os retângulos são colocados sobre a seta, no entanto, exigimos que a seta esteja no topo. Então, clique com o botão direito na seta e selecione o comando Trazer para a frente .

Traga a Flecha Chevron para a Frente

Passo 5- Remova o contorno e preencha a cor nos retângulos

Para modificar ainda mais a forma e torná-la mais polida, temos que remover seu contorno. Para isso, clique com o botão direito do mouse no retângulo e selecione Outline> No Outline . Além disso, quando você clica com o botão direito do mouse nas formas, a opção Preencher aparece, clique nela e selecione a cor desejada.

Remova o contorno e a cor de preenchimento nos retângulos

Passo 6- Gradiente Preencha a Seta: Chevron

O próximo passo é preencher a cor gradiente na seta: chevron. Para isso clique na seta e selecione Formatar Forma. Clique no botão de opção Gradient Fill e mantenha duas paradas. Clique na parada de gradiente 1 e preencha a cor desejada. Mantenha sua posição em 0% . Da mesma forma, clique na parada de gradiente 2 e preencha-a com a cor desejada. Altere a posição desta parada para 92% (como demonstrado na captura de tela abaixo).

Gradiente Preencha a seta Chevron

Passo 7- Adicione uma sombra à flecha: Chevron

Em seguida, adicione uma sombra à sua seta: chevron para dar um efeito 3-D. Para isso, clique na seta e selecione a guia Formato . A aba de formato tem uma opção Shape Effects , clique nela e selecione Shadow no menu. A sombra tem muitas predefinições padrão, escolha a que você gosta e aplique-a à sua forma. Aqui nós escolhemos Outer Offset Bottom Left.

Adicione Sombra à Flecha Chevron

Sua forma personalizada nº 2 também está pronta.

Forma Personalizada #2

Plano de Melhoria do Desempenho de Vendas

Então agora vamos começar com a forma personalizada #3.

Etapas para criar a forma personalizada nº 3:

Passo 1- Insira a seta: Chevron e redimensione-a

A terceira forma personalizada também exige a adição de seta: chevron ao slide. Para isso, vá novamente à guia Inserir e, no menu Formas , selecione Seta: Chevron . Redimensione-o conforme seu gosto.

Insira a seta Chevron e redimensione-a

Passo 2- Inserir Seta: Pentágono

Agora adicione um pentágono ao seu slide. Para fazer isso vá na guia Inserir e no menu Formas selecione Seta: Pentágono . Redimensione este pentágono e coloque-o exatamente abaixo da seta: chevron conforme demonstrado na captura de tela abaixo.

Insira um Pentágono

Passo 3- Remova o contorno das formas

Selecione ambas as formas pressionando a tecla SHIFT e remova seu contorno. Para isso, clique com o botão direito em ambas as formas selecionadas e selecione Contorno> Sem Contorno , que permitirá que você modifique as formas conforme seu gosto.

 Remova o contorno

 

Passo 4- Gradiente Preencha a Seta: Pentágono

Preencha o pentágono com uma cor gradiente. Para isso, clique com o botão direito no pentágono e selecione Formatar Forma> Preenchimento> Preenchimento Gradiente . Para isso também mantenha duas paradas - gradiente stop 1 e gradiente stop 2. Clique no gradiente stop 1 e selecione a cor desejada. Depois de selecionar a cor, o próximo passo é posicioná -la que será 0% junto com transparência e brilho. Da mesma forma, clique na parada de gradiente 2 e selecione a cor desejada. Depois de selecionar a cor desejada, defina sua posição para 100% , mantendo a transparência e o brilho em 0%.

Gradiente Preencha o Pentágono

Passo 5- Preencha a cor na seta: Chevron

Cor preencha a seta: chevron também. Para isso, selecione a seta e clique com o botão direito. Depois de clicar com o botão direito na seta, uma caixa de diálogo com a opção Preencher é exibida. Clique nele e selecione a cor desejada.

No entanto, o ideal é escolher a mesma cor da flecha: pentágono.

Cor de preenchimento na seta Chevron

Passo 6- Crie uma camada

Crie uma camada adicional para sua forma para dar uma aparência mais profissional. Para isso, adicione um retângulo ao seu slide selecionando Inserir> Formas> Retângulo . Depois de inserir o retângulo, redimensione-o para que caiba na seta: chevron completamente. Coloque este retângulo sobre a seta: chevron conforme demonstrado na captura de tela abaixo.

Coloque um retângulo

Passo 7- Torne esta camada transparente

Torne essa camada transparente clicando com o botão direito do mouse no retângulo e selecionando Formatar forma > Opções de forma > Preenchimento > Preenchimento sólido > Cor branca . Agora aumente a transparência para a porcentagem que desejar, no entanto, escolhemos 46% para nossa forma. O próximo passo é selecionar Line> No Line aparecendo abaixo da opção de transparência.

Tornar esta camada transparente

Passo 8- Envie a camada transparente para trás

O último passo é enviar a camada transparente para trás. Para isso, clique na camada transparente e selecione Enviar para trás. Depois de selecionar o comando Enviar para trás , sua camada transparente se moverá para trás, o que não é exibido, no entanto, queremos que a camada transparente seja exibida apenas na seta: chevron. Portanto, teremos que continuar com uma etapa adicional que envolve clicar na seta: chevron e selecionar Enviar para trás.

Envie a camada transparente para trás

Sua forma personalizada nº 3 também está pronta para fazer sua próxima apresentação brilhar.

Forma Personalizada #3

Estrutura de solução de problemas

Tenho certeza que agora seus sucos criativos começaram a fluir. Então, sem mais delongas, abra o PowerPoint e comece a criar apresentações exclusivas com suas próprias formas personalizadas e personalizadas.

Leave A Comment

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Popular Posts

Archives