Qual é uma das maiores preocupações de um designer, seja ele um novato ou um designer profissional? Não é outro senão um fundo indesejado e mal ajustado na imagem que ele está usando.

De vez em quando, encontramos imagens com um fundo mal ajustado que precisam ser corrigidos, pois podem quebrar uma apresentação. Eles podem transformar uma boa apresentação em uma ruim em um instante.

Então, como removemos o fundo das imagens? Qual é a melhor e mais econômica ferramenta para fazer isso?

Com o advento da tecnologia e seu avanço, várias ferramentas surgiram para nos ajudar nessa tarefa, como o Photoshop. No entanto, nem todos têm acesso a este software caro.

Nesse caso, o PowerPoint pode ser utilizado. O Microsoft PowerPoint oferece um pouco de magia de edição de imagens, como a ferramenta Remover plano de fundo.

Essa ferramenta é especialmente útil quando você deseja focar um objeto específico em primeiro plano para destacá-lo. A opção Remover plano de fundo é um dos recursos mais brilhantes do PowerPoint. Ele ajuda você a remover partes indesejadas da imagem inserida, como céu, grama, etc.

Vamos aprender a usar esta ferramenta mágica e tornar a edição de fotos e imagens no PowerPoint muito fácil.

REMOVER IMAGEM DE FUNDO

Para remover o fundo de uma imagem, primeiro você precisa inserir uma imagem no seu slide. Vá em Inserir e clique em Imagens . Selecione a imagem desejada e adicione-a ao seu slide.

Por exemplo, vamos tirar esta foto de uma flor e ver o que acontece se selecionarmos Remover fundo.

Imagem de flores com fundo

Depois de adicionar uma imagem ao seu slide, selecione-a e clique em Formatar . Quando você clica em Formatar, a opção Remover plano de fundo aparece no lado direito. Clique nisso. Após clicar em Remover plano de fundo, ele automaticamente tenta determinar qual parte da imagem é o primeiro plano e qual é o plano de fundo.

Escolha Remover plano de fundo

O PowerPoint marca automaticamente a parte do plano de fundo com a cor roxa, conforme mostrado na imagem abaixo. Isso significa que esta parte será excluída se você remover o fundo da imagem e a outra parte permanecerá como está.

Seleção automática do plano de fundo

É assim que a imagem final ficará sem o fundo.

Imagem de flores sem fundo

A remoção do plano de fundo da imagem acima foi bastante fácil, pois a imagem não está tão ocupada. Além disso, a imagem é bastante simples e possui cores contrastantes com o fundo. No entanto, remover o fundo de uma imagem complexa requer muito tempo e esforço.

Nesse caso, você precisa refinar ainda mais a figura e, para isso, duas opções são úteis na própria ferramenta Remover plano de fundo.

  • Marcar áreas a serem mantidas
  • Marcar áreas para remover

Vamos explorar mais essas opções com exemplos.

Opção nº 1 Marcar áreas a serem mantidas

Insira uma imagem seguindo as mesmas etapas indicadas anteriormente.

Imagem de abelhas com fundo

Clique na imagem e selecione Formatar > Remover fundo.

Seleção automática do plano de fundo

Como você pode ver na imagem, a seleção automática não seleciona cada parte que deve ser mantida, então temos que refinar ainda mais a imagem. Para refinar ainda mais a imagem, teremos que ajustar a forma e o tamanho da seleção automática. Para isso, na ferramenta Remove Background, clique em Mark Areas to Keep , conforme mostrado na captura de tela abaixo.

Marcar áreas para manter

A ferramenta Mark Areas to Keep oferece muita flexibilidade com a qual você pode escolher as áreas a serem mantidas e as áreas a serem removidas. Isso pode ser feito agarrando as alças e arrastando-as pelas áreas a serem mantidas. Conforme você seleciona as áreas a serem mantidas, o PowerPoint começará a mostrar as áreas que foram removidas anteriormente.

Observação-

  • Se você estiver usando o PowerPoint 2013, o sinal de mais + aparecerá nas áreas que você deseja manter (veja a captura de tela abaixo).

PowerPoint 2013 Marcar áreas para manter

  • Se você estiver usando o PowerPoint 2016, um ícone de lápis aparecerá. Você só precisa arrastar o lápis nas áreas que deseja manter.

Depois de selecionar as áreas a serem mantidas, este é o resultado final (veja a imagem abaixo).

Imagem de abelhas sem fundo

Opção nº 2 Marcar áreas a serem removidas

Ao contrário da opção Marcar Áreas para Manter é a opção Marcar Áreas para Remover . Ele ajuda você a selecionar as áreas que deseja remover de sua imagem que podem não ter sido selecionadas na seleção automática.

Para fazer isso, insira uma imagem no seu slide.

Imagem de um pássaro com fundo

Novamente, clique na imagem e selecione Formatar> Remover plano de fundo.

Seleção automática do fundo (pássaro)

Como é evidente na imagem, algumas partes do fundo não são selecionadas automaticamente. Nesse caso, você deve selecionar manualmente as áreas a serem removidas. Para isso basta clicar na opção Marcar Áreas para Remover presente em Remover Fundo (veja a imagem abaixo).

Marcar áreas para remover

Semelhante ao Mark Areas to Keep, Mark Areas to Remove também é bastante flexível. Você pode ver os resultados de seus esforços simultaneamente enquanto seleciona a área que deseja remover.

Observação -

  • Se você estiver usando o PowerPoint 2013, o sinal de menos aparecerá nas áreas que você deseja manter (veja a captura de tela abaixo).

PowerPoint 2013 Marcar áreas para remover

  • Se você estiver usando o PowerPoint 2016, um ícone de lápis aparecerá. Você só precisa arrastar o lápis nas áreas que deseja manter.

Depois de selecionar todas as áreas a serem removidas, clique fora da imagem para obter a imagem final que se parece com esta.

Imagem de um pássaro sem fundo

Vamos mostrar a edição de mais uma imagem usando ambas as opções.

Insira a imagem desejada. Escolhemos esta imagem.

Imagem de aperto de mão com plano de fundo

Editar está usando as duas opções ( Marcar áreas para manter, Marcar áreas para remover ) e clicar fora da imagem.

Assim ficará a imagem final.

Imagem de aperto de mão sem fundo

Não é fascinante como uma ferramenta simples pode animar totalmente uma imagem?

Certamente é!

 Então, empregue esta ferramenta mágica e abra um novo reino de criatividade.